Madeira - A catástrofe de Fevereiro de 2010















O cenário no arquipélago da Madeira é devastador e esta notícia, que invadiu as nossas casas ontem de manhã deixou-me colada ao sofá, incrédula com as imagens que íam mostrando na televisão.
É impressionante a fúria com que as águas desceram a montanha e levaram tudo à frente... casas, carros, pessoas... um mar de destruição aterrador.
Comparado com isto, os nossos problemas ficam tão minúsculos que só conseguem voltar a atingir outra dimensão quando os vemos ao microscópio.
Falamos de vidas inteiras, de trabalho, de amor, de dedicação e luta, completamente destruidas por algumas horas de chuva intensa.
Pensem nisto. Pensem como tudo o que andamos aqui a construir uma vida inteira, pode de um momento para o outro ser-nos tirado, por um tsunami, umas horas de chuva, um terramoto. Os nossos pilares são frágeis e continuarão ser tão frágeis quanto a Natureza quiser, porque é ela quem reina este planeta que habitamos e nós estamos constantemente a esquecer-nos dela e a desrespeitá-la.
Temos de mudar de atitude urgentemente, porque estas catástrofes são cada vez mais frequentes um pouco por todo o Mundo e a tendência é continuarem, com um aumento de frequência e da gravidade dos acontecimentos.
Atenção aos avisos que temos recebido, para que possamos arranjar formas de nos preservarmos, preservando a Natureza.

É muito triste ver o que as pessoas que estão na Madeira estão a passar e espero nunca ter de passar por isso, mas de momento ninguém está livre, nem a salvo.
Espero que estas pessoas tenham forças para começar tudo de novo, porque decerto que não é fácil perdermos tudo, mas hoje vi um senhor que aquando da sua entrevista para o telejornal, disse que mesmo tendo perdido tudo aquilo que conquistou ao longo da Vida, estava ali empenhado em começar de novo.
A coragem destas palavras é inspiradora.

Comentários

Pica Miolos disse…
Momento de Jornalismo no IN*Culto ;)
Concordo plenamente quando dizes “…porque é ela (Natureza) quem reina este planeta que habitamos e nós estamos constantemente a esquecer-nos dela e a desrespeitá-la.”
Muitos previram o fim-do-mundo, a bíblia assim o diz, e apesar de não ser crente nem ter nenhuma religião, os factos estão á nossa frente. Catástrofes naturais estão a acontecer cada vez mais frequentemente, um pouco por todo o mundo e com proporções muito grandes. Neste momento estamos todos no mesmo barco (e não é a arca de Noé!) e infelizmente não vejo possível “perdão” para todo o mal que ‘nós’ seres humanos, ao longo dos anos temos feito á Natureza. O equilíbrio deve ser mantido, e da nossa parte pouco ou nada fazemos para que isso aconteça. Sendo nós, em comparação com a Natureza, os mais fracos, não deveríamos ser mais humildes e respeitosos para com Ela?
Márcio Silva disse…
Essa é que é essa, e o resto é conversa !
Muito bom.

Mensagens populares deste blogue

3º Calhau a Contar do Sol

X - Acto

A história mais linda...